A QUEDA DA MONARQUIA FRANCESA

 



Enquanto Maria Antonieta se abastecia de uma vida luxuosa e despreocupada, o povo das ruas francesas morria e se unia para se rebelar e conquistar.

E é isso que aprendemos ao ler “A queda da monarquia francesa”.

Com um texto altamente informativo e acadêmico, o livro ora é maçante ora é curioso. Mas o que mais conquista na obra é a enxurrada de novas informações sobre o período da Revolução Francesa.

Mesmo tendo estudado a vida toda em colégios particulares, as aulas de história tinham roteiros engessados e certas informações ficavam de fora. Ler esse livro foi um acréscimo interessante nos meus conhecimentos sobre esse momento histórico.

A história, aqui, não é romanceada e reúne documentos e referências verídicas para falar do tema, indo e voltando nos acontecimentos de forma quase imperceptível.

Gostei da escrita enquanto lia, mesmo com certo enfado em determinados momentos. Me diverti lendo!

É uma obra que merece quatro estrelas, em especial porque descortina muito sobre as questões internas da Revolução… O relacionamento estreito entre Maria Antonieta e o conde sueco Hans Axel von Fersen, as abordagens políticas de Luís XVI e a reação da corte com o amontoado de revoltas populares que começavam a se acumular.

Mesmo porque, nem todos que se aglomeravam com a monarquia apoiavam o sistema.

Quando li esse livro, estava por volta dos 21 anos e passava por momentos de crises na vida pessoal, então senti que voltar a estudar um tema que gostava foi reconfortante. E ainda penso assim.

A reconstrução dos fatos, mesmo em uma ordem cronológica não tão linear, é precisa e a linguagem é acessível até para quem não tem tanta familiaridade com o tema. Nada rebuscado demais.

Por ser um livro mais “acadêmico”, conta com referências bibliográficas nem sempre fáceis de achar, mas é bem fácil consumir ele todo sem carecer desses detalhes.

Tenho certeza que, com o contexto adequado, “A queda da monarquia francesa” se torna a companhia perfeita para quem ama ler com atenção e aprecia histórias de revoluções. Tem emoção, tem traição, tem fofoca e tem drama. Nada escapa. É realmente muito bom.

Quem conhece pouco do tema também pode se beneficiar grandemente… Os detalhes são enriquecedores. Eu adorei!



autor: Munro Price

país: França 

leitura: livro físico 

playlist: lille

Comentários